Sempre há um motivo para acreditar em Deus e ser feliz!
RSS

Conto o fato

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Viagem - O visto

Quando decidi passar a minha lua de mel nos Estados Unidos não sabia que era tão trabalhoso. O meu tormento teve início no momento que agendei o pedido do visto americano. Os dias que antecederam a viagem até a data da entrevista me fizeram tremer (literalmente).


Mesmo com a facilitação do país americano para a entrada de brasileiros não senti segurança em conseguir o tão sonhado visto. Em Mato Grosso não há consulado e nem embaixada, a alternativa era ir à Brasília já que a intenção era não gastar muito pelo custo da passagem ser mais em conta. Mesmo assim, tive que gastar com hotel. Isso tudo para duas pessoas, eu e meu noivo.


Me preparei reunindo todos os documentos possíveis e existentes. Tudo para garantir que voltaria após o perído de férias. Cheguei um dia antes da entrevista, mas precisamente no dia 29 de março de 2012. A entrevista seria no dia seguinte pela manhã.


Enfrentamos a primeira fila do dia a partir das 8h. Na primeira triagem verificaram o documento de agendamento, o pagamento do visto, o formulário preenchido no site da embaixada americana e os passaportes. Entramos no Consulado!


A fila seguinte era controlada por senhas. Entramos em uma sala comum, como se fosse uma agência bancária. Ao lado da porta principal, do lado esquerdo, um guichê onde deixamos todos os documentos citados acima.


Chamaram a nossa senha. Deixamos nos impressões digitais e fomos para uma fila ao lado que, finalmente, nos levaria para a tal entrevista. Na nossa vez, um gringo nos atendeu falando um português arrastado, com sotaque peculiar. Ele fez cinco perguntas: Qual o grau de parentesco? Para  onde iríamos? O que fazíamos no Brasil? Se morávamos juntos? Se a casa era própria? Após isso os questionamentos ouvi dele: "Parabéns seu visto foi aprovado".


Tive vontade de gritar! A felicidade foi tamanha que não cabia em mim. Senti alívio, ao passo que, se fosse reprovado teria que repetir todo o procedimento de agendar, viajar e pagar as taxas. Isso poderia implicar no cancelamento da viagem.


Agora, os preparativos para as férias estão mais intensos. A preocupação é com o dinheiro que pretendo levar para a viagem. Depois conto quais foram as ideias.

0 comentários:

Postar um comentário